CEDPD

COMISSÃO ESPECIAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

19.06.19

OAB/RS pede oficialmente ao TJ/RS a disponibilização de vagas de estacionamento para advogados com deficiência

Foto: Divulgação

A OAB/RS, a partir da Comissão Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RS (CEDPCD), entregou, oficialmente, ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) um oficio de disponibilização de vagas de estacionamento para advogados e advogadas com deficiência nos Foros Regionais da Capital. Na ocasião, o ofício foi recebido pelo 3º vice-presidente do Tribunal, desembargador Túlio Martins, na terça-feira (18).

Durante o encontro, a comissão, a partir do seu vice-presidente, Francisco Telles, abordou as dificuldades enfrentadas por advogadas e advogados com deficiência ou mobilidade reduzida para acessar, de carro, os prédios da justiça estadual, haja vista que somente o Fórum Central dispõe de vagas reservadas a esses profissionais. Ele ainda aproveitou para destacar o papel do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades (FUNDOPEDE): “Saliento que é fundamental a destinação de recursos oriundos de multas aplicadas pelo Poder Judiciário Estadual ao Fundo, no intuito de financiar projetos relacionados às Pessoas com Deficiência no Rio Grande do Sul”, disse.

Ainda na reunião, Martins reiterou que será dado o devido encaminhamento ao tema, destacando ainda que o novo prédio do TJ/RS, em fase final de construção, contará com as vagas de estacionamento nos moldes pretendidos pela OAB/RS, além de ampla acessibilidade arquitetônica.

Também estiveram presentes os membros da CEDPCD, Jarbas Brito e Jaqueline Dippe.

Texto: João Vítor Pereira
Assessoria de Comunicação da OAB/RS