CEDSG

COMISSÃO ESPECIAL DE DIVERSIDADE SEXUAL E GÊNERO

13.07.18

OAB vai à Escola debate questões voltadas à cidadania na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antão de Faria

Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS

O projeto OAB vai à Escola esteve na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antão de Faria durante a manhã da última quinta-feira (12). Durante o encontro com os alunos do 1º ano, foram debatidas questões como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bullying, vote consciente, diversidade sexual e de gênero e a violência contra a mulher.

O presidente da Comissão Especial da Criança e do Adolescente da OAB/RS (CECA), Carlos Kremer, apresentou o projeto, que é voltado para informar professores, alunos e a comunidade escolar sobre seus direitos e deveres. Kremer indagou os estudantes sobre quem já possui idade para votar nas eleições de 2018 e o projeto da seccional gaúcha do vote consciente: “Percebo que alguns aqui já tem idade para votar, e é importante vocês conhecerem os candidatos e quais as funções de cada cargo. Mesmo os que ainda não podem votar, devem conversar com seus pais sobre isso porque vai haver reflexo no futuro”, disse.

No encontro, o presidente da CECA, também falou sobre a importância da Constituição Federal de 1988 para as crianças e para os adolescentes. Segundo ele, a partir dela, as crianças e adolescentes passaram a ter direitos e não só deveres: “Antigamente, se falava muito em deveres, e vocês eram tratados como objetos. Hoje, a situação é diferente, pois vocês passam a ter direitos também. O Estatuto da Criança e do Adolescente é fundamental para isso”, apontou. Kremer aproveitou para comentar sobre o bullying: “A prática do bullying não é saudável, pois prejudica a vida de uma pessoa e pode ter consequências. É preciso respeitar o espaço de cada um e ter empatia”, falou. Na mesma linha, a integrante da CECA, Caroline Ribas, chamou a atenção para o bullying praticado pelas redes sociais: “Eu vejo pessoas pelas redes sociais praticando isso. É muito fácil se esconder atrás de uma tela de computador ou de celular, infelizmente. O respeito e a empatia são fundamentais, e temos que exercer isso cada vez mais. Todos somos iguais na sociedade”, destacou.

Diversidade Sexual e de Gênero

A vice-presidente da Comissão Especial de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/RS (CEDSG), Gabriela Lorenzt, apontou a violência sofrida pela população LGBTI: “O Brasil é um dos países que mais mata pessoas LGBTI, e esses crimes, em sua grande maioria, tem como característica o cunho de ódio. Todos têm o direito de serem o que quiser”, bradou. Gabriela também reiterou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista internacional de doenças e lembrou que o dia 28 de junho é o Dia Internacional do Orgulho LGBTI.

A Ordem gaúcha já se posicionou diversas vezes a respeito de temas ligados à diversidade sexual e de gênero. Inclusive, no dia 28 do último mês, alertou sobre a violência sofrida por essa parte da população.

Violência contra a Mulher

A coordenadora do Grupo de Trabalho da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS (CMA), Ellen Martins, destacou o trabalho realizado em prol do combate à violência contra a mulher: “A comissão busca a igualdade nos diversos meios. Temos diversas colegas que, apenas por serem mulheres, sofrem diversos tipos de preconceito, e isso não deve ocorrer”, disse. A secretária da CMA, Joice Raddatz, lembrou que existem diversos canais de denúncias contra o abuso: “O Disque 100 é um canal de denúncia que vocês podem utilizar ao verem alguma violência contra mulher ou que vocês sofrerem. Inclusive, também é um canal de denúncia contra o abuso infantil”, falou.

O que é o OAB Vai à Escola?

Crianças empoderadas, qualificadas, cientes do seu papel social e protagonistas da sua própria história. Essa é a ideia do projeto da OAB Vai à Escola, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e a ONG Parceiros Voluntários. O projeto, que vai levar debates de interesse social à rede educacional, vai atingir cerca de 950 mil estudantes em 1545 escolas de todo o Estado.

O Projeto OAB vai à Escola visa, através de ações de cidadania das Comissões de Direitos Humanos Sobral Pinto (CDH) da OAB/RS; da Criança e Adolescente (CECA); e da Mulher Advogada (CMA), a informar os professores, alunos, pais e a comunidade escolar sobre seus direitos e deveres, conforme o interesse da escola, que escolhe o assunto e o formato (palestra, debates ou rodas de conversa).

Na edição de 2018, o programa tem o reforço da ONG Parceiros Voluntários, para a implantação do programa Valores na Educação dentro do projeto OAB vai à Escola. Os programas atuarão em conjunto nas escolas do Rio Grande do Sul, por meio do Ação Tribos nas Trilhas da Cidadania, projeto da Parceiros Voluntários que visa a estimular, em crianças e jovens, a prática da responsabilidade individual, promovendo o protagonismo infanto-juvenil, integrando a comunidade escolar através de ações sociais.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto, já atuou no projeto, visitando escolas para falar sobre cidadania. “O papel de nossa entidade é, além o de de olhar para a advocacia, de também se preocupar com a cidadania. Somos mais de 60 comissões e 106 subseções. Iremos atuar em conjunto, engajados, e abrangendo todo o Estado. Acreditamos que a união faz a força”, destacou o dirigente. “Esta parceria reforça a nossa causa, contribuindo para o nosso espírito de luta por causas cidadãs”, ratificou.

O presidente da Ordem ainda antecipou que um dos temas a ser discutido nas escolas será o do Vote Consciente, campanha que está sendo preparada para as próximas eleições: “Pretendemos conscientizar e levar informação à população sobre a importância de sua escolha, o que refletirá num país melhor”, reiterou.

João Vítor Pereira

Assistente de Jornalismo