CET

COMISSÃO ESPECIAL DE DIREITO DO TRÂNSITO

16.09.16

“Ou você bebe, ou você dirige!”: campanha educacional de trânsito será lançada pela OAB/RS na segunda (19)

Juliana Cardoso oab/rs

Imagem_Campanha_Transito_Interno.png

A cada quatro motoristas brasileiros, um admite consumir bebida alcoólica e dirigir, segundo pesquisa realizada em agosto. Por isso, preocupada com os números alarmantes no trânsito e pensando em conscientizar os motoristas, a OAB/RS lançará a campanha Antes de sair tome uma decisão: ou você bebe, ou você dirige!. O lançamento ocorre na próxima segunda (19), às 9h, no Auditório Guilherme Schültz Filho, na sede da Ordem gaúcha (Rua Washington Luiz, 1110 – 2º andar).

Durante a campanha, serão entregues camisetas aos ‘motoristas da rodada’ encontrados durante as blitz. Além disso, tendo em vista a educação no trânsito e na mudança de cultura, palestras em escolas serão realizadas. Também será apresentado, no lançamento, o vídeo para exibição e compartilhamento nas redes sociais.

Segundo o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, o motorista deve estar consciente, independentemente do valor da multa. “O trânsito é um lugar comum, quem dirige deve pensar num todo. Indiscutivelmente beber e dirigir é uma atitude incorreta, independentemente do valor da multa e das consequências futuras”, disse.

O presidente da Comissão Especial de Direito do Trânsito da OAB/RS e coordenador da campanha, Ezequiel Vetoretti, acredita se tratar de uma demanda que envolve mudança de cultura. “É possível mudar essa cultura através do resgate de valores e não através do medo de uma punição. As pessoas precisam compreender que não podem beber e dirigir porque isso é errado, e não apenas porque a lei determina. Os motoristas não devem ter medo, mas vergonha de dirigir embriagados. Esse é o mote da nossa campanha”, explica.

A pesquisa, feita com condutores de todo o País, encomendada pela Companhia Concessionária de Rodovias (Arteris) e realizada pela Limite Consultoria e Pesquisa, ainda afirma que 26% dos motoristas dirigem mesmo alcoolizados. Desse montante, 30,7% são homens, enquanto 18,3% são mulheres.

Os números ainda mostram que 68,9% dos entrevistados consideram o trânsito brasileiro perigoso, e, a cada cinco pessoas, uma tem históricos relacionados à familiares mortos no trânsito. Mais de 60% afirmam que sempre respeitam as leis de trânsito, no entanto 30% deles receberam multa no último ano. A pesquisa foi divulgada em setembro de 2016.

Gabriela Milanezi

Assistente de jornalismo