spotfy

13.05.19  |  14h35

Combate ao racismo: Breier recebe comentarista de arbitragem Márcio Chagas para debater a injúria racial

Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, esteve reunido com o ex-árbitro de futebol e comentarista de arbitragem, Márcio Chagas, para tratar de temas de combate ao racismo. O encontro ocorreu na sede da Ordem gaúcha, na manhã desta segunda-feira (13).

Ao longo do encontro, Breier destacou a importância da atuação da OAB no combate ao racismo: “Nós temos a Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra e a Comissão de Igualdade Racial. Elas são fundamentais para que possamos atuar frente a essa temática. Infelizmente, ainda temos diversos casos de colegas que sofrem injúria racial no exercício profissional”, disse. “Temos que combater todo e qualquer tipo de preconceito. As comissões têm grande protagonismo para que nenhum colega e nenhuma colega, e a sociedade civil, sofra qualquer tipo de preconceito”, ressaltou.

O comentarista de arbitragem, Márcio Chagas, lembrou de um texto divulgado no Portal UOL, o qual ele abordou diversas vezes que sofreu preconceito enquanto trabalhava como árbitro nas transmissões de futebol. Além disso, Chagas lembrou dos 131 anos de luta pela igualdade: “O racismo, infelizmente, ainda é muito forte na sociedade. A Ordem gaúcha pode auxiliar e me coloco à disposição para atuarmos contra o racismo e a injúria racial”, destacou.

Também estiveram presentes na reunião: o conselheiro seccional da OAB/RS, Dorival Ipê; a presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados da OAB/RS, Karina Contieiro; a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Claudia Sobreiro; o coordenador da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS, Rodrigo Puggina; o coordenador da CDH, Roque Reckziegel; as integrantes e os integrantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS, Andreia Campos; Laura Xavier da Costa Brewster; Leandro Soares; Líbia Suzana Garcia da Silva; Lucio Almeida; a vice-presidente da Comissão Especial de Igualdade Racial, Izabel Milena Calixto; a coordenadora do GT Pesquisa e Extensão da Comissão Especial de Igualdade Racial, Ana Luiza Nazário; as integrantes da Comissão Especial de Igualdade Racial, Natália Brasil; a presidente da Comissão Especial de Igualdade Racial da subseção de Cachoeirinha, Rochele Oliveira; a presidente da Comissão Especial de Igualdade Racial da subseção de Bagé, Patrícia Alves; os integrantes da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra; Heleno Garay; e Domingos Luz.

NOTA OFICIAL: A OAB/RS e o combate ao racismo

Durante a reunião, foi lida uma nota da Comissão Especial de Igualdade Racial no combate ao racismo:

Recentemente, o desabafo corajoso e emocionado do ex-árbitro de futebol e atual comentarista de arbitragem da Rede Globo no Rio Grande do Sul, Márcio Chagas da Silva, serviu para ratificar o quanto o racismo é enraizado em nosso estado e segue atingindo-nos independente da classe ou posição social que ocupamos.

Dentro ou fora das quatro linhas, o racismo é difuso e manifesta-se ostensivamente seja em cânticos de torcidas ou em atos de discriminação racial nos vestiários e bastidores do mundo do futebol, ainda, sem nos esquecermos do racismo velado que carrega à omissão de dirigentes de clubes e federações, como destacou Márcio.

A prevenção, o combate e a solução do preconceito racial somente serão efetivos e eficazes se houver comprometimento e trabalho conjunto de todos os segmentos da população. Por estar sempre renovando seu compromisso histórico com a democracia e a promoção da igualdade, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio Grande do Sul, criou a Comissão Especial de Igualdade Racial (CEIR).

A Instituição gaúcha é sensível às mazelas da nossa sociedade e agora, através da CEIR, busca combater o racismo e pensar em políticas institucionais de valorização da advocacia negra, uma vez que as advogadas e os advogados negros sofrem o estigma do preconceito racial também durante a atividade profissional.

O século XXI, era das novas tecnologias e da globalização, traz consigo a busca de uma sociedade mais fraterna, justa e igualitária. É nesse contexto, portanto, que se insere a importância do trabalho e da contribuição da Comissão de Especial de Igualdade Racial, como mais um órgão auxiliar da OAB/RS, no sentido de valorizar a Cidadania e o primado dos Direitos Humanos.

Porto Alegre/RS, 13 de maio de 2019.

Comissão Especial de Igualdade Racial

spotfy
© Copyright 2019 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize