Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Instagram
Flickr
YouTube
spotfy
RSS
NOTÍCIAS

23.01.19  |  08h02   

Confira o artigo do presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, publicado na edição desta quarta-feira (23) no jornal Correio do Povo: Proximidade – palavra de ordem

Post

Confira o artigo do presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, publicado na edição desta quarta-feira (23) do jornal Correio do Povo sobre a importância da proximidade entre a OAB e advogados. Na publicação, o dirigente fala sobre sua gestão frente à Ordem e seu contato constante com a advocacia de todo o estado. Confira o artigo na integra abaixo:

Proximidade – palavra de ordem - Ricardo Breier

É de conhecimento geral que uma das principais responsabilidades de qualquer liderança de uma entidade representativa é o contato aberto com a classe que representa. Nosso trabalho deve ser sempre voltado a esse sentido, o de buscar a proximidade com os nossos pares, para ouvir as suas demandas e encaminhar as estratégias necessárias para a resolução de impasses.

Muitas vezes, a primeira etapa desse processo, o da escuta, é realizada com o apoio da tecnologia, o que antigamente não era possível. Perco as contas das demandas que recebo de colegas de todos os cantos do Estado por meio das redes sociais e aplicativos de mensagens. Mesmo assim, assevero: a tecnologia em nada substitui, nem substituirá, o contato humano. Apenas quando estou em contato direto com a advocacia do interior é que consigo compreender a realidade e as demandas de cada região.

Nesse sentido, percorri, em 2018, mais de cem mil quilômetros para visitar as subseções do interior do Estado. Foram muitas horas dentro de um carro e, para além do trabalho realizado junto à advocacia, dessas viagens restam algumas certezas.

Aqui faço um parêntese para ressaltar a gradual deterioração das estradas do Rio Grande do Sul.  É gritante como nossas estradas estão esburacadas. Vi muitos outros motoristas parados no acostamento (quando existem!), trocando pneus que se arrebentaram por causa de crateras da estrada.

Assim como eu, milhares de colegas realizam esses deslocamentos diariamente. Afinal, precisam comparecer a audiências e atender clientes. Dessa forma, no exercício da profissão, servindo à cidadania, eles ficam expostos aos perigos das estradas gaúchas.

Seja nas estradas ou nos escritórios do interior, precisamos estar em movimento, pois queremos e precisamos saber onde a advocacia tem problemas, onde há desrespeito às prerrogativas, em quais repartições públicas do Estado a advocacia está sendo restringida de exercer sua profissão. Esses dados precisam chegar até a presidência. Estar presente nos lugares, facilita muito a descoberta dessas irregularidades, desses impedimentos e dessas arbitrariedades ao exercício profissional.

A minha gestão, à frente da Ordem, continuará sendo de aproximação. Durante os próximos três anos, para os quais fui reeleito presidente da seccional gaúcha da OAB, buscarei o contato com os colegas, ouvir seus pleitos, planejar melhorias e entregar investimentos.

Espero que trabalhem pela melhoria das estradas do Estado, pois estarei constantemente trafegando por elas para garantir melhores caminhos de ligação para a advocacia gaúcha.

Presidente da OAB/RS

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
spotfy
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1800
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2019 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize