spotfy

08.01.19  |  18h52

OAB/RS prestigia posse da primeira chefe de Polícia Civil do Estado

Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS

A secretária-geral adjunta da OAB/RS, Fabiana da Cunha Barth, esteve presente na cerimônia de posse da chefe de Polícia do Estado, delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, e do subchefe de polícia, delegado de polícia Fábio Motta Lopes. A solenidade ocorreu na tarde desta quarta-feira (08), no Auditório Delegado Cícero do Amaral Viana, no Palácio da Polícia em Porto Alegre.

Segundo Fabiana, a OAB/RS tem atuação intimamente ligada as pautas vinculadas à área de segurança pública: “É com muito otimismo que se vê na função a primeira mulher como chefe de polícia no Estado do Rio Grande do Sul. Espero que essa quebra de paradigma seja também no sentido de robustecer ainda mais o combate ao crime organizado e que os dados de criminalidade reduzam”, disse. “A Ordem gaúcha será parceira, como vem sendo das forças do Estado vinculadas a segurança pública, para que possamos combater a criminalidade e garantir uma vida em sociedade com mais segurança que é o desejo de todos nós e da Ordem especialmente”, destacou.

Em seu discurso, Nadine lembrou do ingresso das primeiras agentes na Polícia Civil durante os anos 70: “Se estou aqui, rompendo esse paradigma, é por causa delas. A história quis que eu fosse a primeira mulher nesse cargo que será ocupado por tantas outras no futuro”, comentou. “Conto com a colaboração de cada servidor, cada agente e cada delegado para que possamos fazer o trabalho da melhor forma possível com objetivo de termos uma sociedade mais segura”, completou.

O governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou que os avanços sociais permitiram a uma mulher chegar à chefia de Polícia: “A Nadine não está ocupando a função apenas por ser mulher, mas pela sua capacidade, trabalho e trajetória”, falou. Leite ainda lembrou que, apesar da dificuldade enfrentada pelo Estado, é preciso que todos trabalhem em conjunto em prol do melhor para o Rio Grande do Sul.

Nadine Anflor é formada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pós-graduada em Direito Público e Direito Sanitário. É delegada de Polícia Civil desde 2004. Por mais de seis anos, foi titular da Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher (Deam) de Porto Alegre, e foi a primeira coordenadora dessas delegacias no Estado. Nadine foi a primeira mulher a presidir a Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep). Antes de assumir o cargo de chefe de Polícia, ela era diretora da Divisão de Assessoramento do Departamento de Polícia Metropolitana.

Também estiveram presentes: o vice-governador do Estado e secretário de Estado da Segurança Pública, Delegado Ranolfo Vieira Junior; o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior; o vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado estadual Marlon Santos; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro; o coordenador do Centro de Apoio Criminal e de Segurança Pública, Luciano Vaccaro; o defensor público-geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt; além de diversas autoridades de outros órgãos, instituições e profissionais da imprensa.

spotfy
© Copyright 2019 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize